Siríaco/Aramaico
Tipo Alfabeto Consonântico
Genealogia Proto-Sinaitico > Aramaico
Local Oeste da Ásia
Tempo 1. Século d.c
Direção da escrita Da direita para a esquerda
A escrita Siríaca é uma das miríades de variantes do Aramaico que apareceram no antigo Crescente Fértil em torno do século 1. d.c. Foi usado para escrever o Siríaco, um dialeto do aramaico o idioma falado pelos assírios, no norte da Mesopotâmia (a área perto de onde as modernas nações da Síria, Turquia e Iraque) e particularmente centrada em torno da cidade de Edessa.
O primeiro é chamado de escrita Estrangela, cujo nome é derivado da palavra grega strongulos significa 'redondo'. Data de inscrições Estrangela, tanto para trás como o ano 6 d.c, e pela 3. Século d.c a Bíblia e as obras de teologia cristã foram traduzidas em Siríaco. Como a cidade de Edessa se tornou um importante centro cristão, o Siríaco espalhados por toda a região, tanto quanto na Palestina, e até viajou para baixo da rota de seda e todo o caminho para a China.
No ano 489 d.c, um cisma ocorreu na igreja cristã síria entre os seguidores de Nestorius da Pérsia e Jacó de Edessa. Isto não só dividiu a igreja, mas também iniciaram o processo de divisão das escrita Estrangela em dois ramos. O ramo ocidental, conhecida como Jacobita, ou mais correctamente Serto, apareceu ao redor do século 8 d.c e teve uma forma muito mais do que a escrita cursiva Estrangela. O ramo oriental, chamado Nestoriano, desenvolveram a partir da escrita Estrangela mais antiga, só mostrando um pouco distinta por volta do sec. 12 d.c.
O gráfico seguinte ilustra os três tipos de escrita, Estrangela, Serto (Jacobita), e Nestoriano.
fonte:
nyudraa.blogspot.com/2009/04/siriacoaramaico.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário